Como escolher entre as mais diversas embalagens para alimentos disponíveis no mercado? Essa pergunta pode ser decisiva na hora de fazer o seu produto se destacar.
Em meio a tantas opções, é comum você se ver perdido em qual escolher. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, e quando falamos de alimentos, temos de escolher uma que não prejudique sua mercadoria.
Vem com a gente e vamos ver qual as melhores opções de embalagens de alimento para o seu negócio.
Definindo o seu negócio
A primeira e mais importante decisão é saber exatamente qual a demanda do seu negócio, e quais produtos você comercializa. As embalagens podem variar muito conforme o modelo de seu negócio, pois cada uma apresenta diferentes vantagens.
1. Rotisseria
Se a sua empresa for uma rotisseria, as embalagens de bandejas seladas são a aposta mais tradicional e eficiente, e o motivo é muito simples!
Como o seu produto fica exposto em prateleiras aquecidas para o cliente, uma apresentação convincente e apetitosa pode ser a opção decisiva na compra. Convencendo o consumidor com a própria aparência do seu alimento, que servirá como seu principal cartão de visita.
Por isso, qualquer embalagem que cubra totalmente o alimento é automaticamente uma desvantagem. Como é o caso por exemplo do alumínio.
Apesar da vantagem de ser um isolante térmico e ainda ser um produto maleável.
As embalagens de alumínio podem apresentar um risco de vazamento devido a pequenas fissuras ao dobrar excessivamente o material. Causando dor de cabeça ao cliente ou entregador.
2. Delivery
Caso seu negócio seja um delivery, as suas principais preocupações devem ser com a resistência e integridade do produto em transporte.
Além da necessidade de manter a temperatura ideal para consumo a chegada do alimento na residência do cliente.
Dependendo da receita do alimento, há a necessidade de que o conteúdo não misture entre si durante o transporte. Como alimentos quentes e oleosos que se misturam a saladas frias e temperadas.
Para isso é necessária uma bandeja que tenha separadores bem demarcados para evitar esse contato entre diferentes alimentos.
Uma recomendação que não podemos deixar de fazer é a nossa opção de bandejas para micro-ondas – Linha Specialità, que ainda tem a vantagem de poder ser utilizada em micro-ondas para reaquecimento do alimento.
3. Marmitas congeladas
Uma opção de negócio que cada vez vem conquistando um grande número de consumidores em grandes cidades do Brasil.
Para garantir a integridade das suas embalagens para alimentos nesse modelo de negócio, é fundamental optar por embalagens seguras e seladas.
Uma embalagem que foi levada ao congelamento, mas não foi devidamente selada, poderá perder muito do seu aroma e frescor quando for requentada.
Comidas que não foram devidamente seladas podem apresentar infiltração de umidade, dando aquela característica “borrachuda” ao alimento.
Outro agravante é que o vazamento de material dessas marmitas que pode acarretar problemas na limpeza de seu equipamento de refrigeração.
Também é necessário ressaltar que não são todas as embalagens que são resistentes a temperaturas muito frias.
Tudo isso é de fundamental importância quando se pensa em embalagens para alimentos. Uma escolha ruim trará prejuízos visíveis aos seus alimentos.
Opções sustentáveis de embalagens para alimentos
Algo a estar ciente na escolha das melhores embalagem para alimentos, são as opções sustentáveis de embalagens. Algo que, como já dissemos antes, vem sido cada vez mais importante na escolha do consumidor pelo seu produto.
Com o acúmulo de embalagens na hora do descarte, tanto gestores como consumidores se mostram mais engajados na escolha de opções sustentáveis.
Tanto optando por embalagens que possam ser reutilizadas, como escolhendo embalagens que podem ser descartadas naturalmente e utilizadas como compostagem.